sábado, 13 de maio de 2017

Vídeo Parada Schuman - Varsóvia - 2017


Depoimento dos participantes:

"O que gostei mais foi o jogo em que tínhamos de falar com outros jovens em inglês. Aprendi muito com esta viagem sobre Varsóvia, o porquê do seu nome, toda a história devido à Segunda Guerra Mundial... Em suma, adorei estar na Polónia, não só por ter sido a primeira vez que saí dos Açores, mas também porque conheci muitas pessoas e outras culturas." André Costa

"Esta foi sem sombra de dúvida a experiência mais incrível e diferente da minha vida, sobretudo por ter contatado com pessoas de outros países, por ter participado na Parada Schumann... Foi algo maravilhosamente gratificante. Em conclusão, só tenho a agradecer aos professores que me acompanharam e que permitiram esta oportunidade de conhecer outras pessoas, línguas e culturas... Em segundo lugar, agradeço a todos os que nos apoiaram com as despesas. Por tudo o que referi, sinto-me bastante realizada e com vontade de continuar a participar nas atividades do Clube Europeu." Mariana Arruda

“Considero que foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora, não só para mim, mas de uma forma especial para os alunos envolvidos, uma vez que pela primeira vez tiveram a oportunidade de conviver com jovens de outros países, com culturas e tradições diferentes das nossas. Além disto, aprofundaram os seus conhecimentos sobre a História e Cultura da Polónia, assim como promoveram o nosso país e a nossa região junto dos participantes dos outros países da União Europeia. Tudo isto foi possível graças ao apoio e ao excelente trabalho que o Clube Europeu da Escola Básica Integrada dos Arrifes tem vindo a desenvolver.” Professora Dora Lourenço

“Como coordenador deste projeto, sinto-me muito satisfeito por ter proporcionado esta viagem ao André e à Mariana. Tenho a certeza que nunca mais a vão esquecer, pelo que viram, pelo que aprenderam, pelo que sentiram… Pela minha parte não tenho palavras para descrever aquilo que vivenciei com dezenas de outros colegas professores portugueses e estrangeiros. Emocionei-me ao participar na Parada Schumann e ao levantar a bandeira de Portugal na Polónia senti-me ainda mais europeu, desejando uma União Europeia forte, segura, solidária e livre onde reine a paz e a democracia. Com este encontro enalteci a Europa, uma Europa que acredita em si própria e que se orgulha dos seus valores, da sua história, da sua cultura e da sua religião, respeitando a diversidade cultural dos seus países e dos seus cidadãos. Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira profissional.” Professor José Carlos Pereira