segunda-feira, 8 de maio de 2017

Depoimento professora Dora Lourenço

A participação na “Parada Schuman”, na cidade de Varsóvia foi um dos momentos mais altos do Encontro Internacional de Escolas e de Clubes Europeus, que este ano foi subordinado ao tema “Sharing is Caring”, e que decorreu de 4 a 6 de maio na mesma cidade.
Foi com bastante entusiasmo que me associei a milhares de pessoas, maioritariamente jovens que, que de uma forma efusiva, manifestaram acreditar que os ideais de justiça, liberdade, solidariedade, democracia possam ser uma realidade numa Europa unida. Num ambiente colorido, descontraído e alegre, jovens e adultos apoiaram o processo da integração europeia, encorajaram uma cidadania ativa e promoveram a democracia e os valores civis.
Considero que foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora, não só para mim, mas de uma forma especial para os alunos envolvidos, uma vez que pela primeira vez tiveram a oportunidade de conviver com jovens de outros países, com culturas e tradições diferentes das nossas. Além disto, aprofundaram os seus conhecimentos sobre a História e Cultura da Polónia, assim como promoveram o nosso país e a nossa região junto dos participantes dos outros países da União Europeia. Tudo isto foi possível graças ao apoio e ao excelente trabalho que o Clube Europeu da Escola Básica Integrada dos Arrifes tem vindo a desenvolver.