sexta-feira, 17 de novembro de 2017

"Estamos a levar os Açores ao Mundo e a trazer o Mundo aos Açores!"

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt, recebeu, hoje, no seu gabinete, o Clube Europeu da EBI de Arrifes, num encontro que teve como objetivo dar a conhecer aos jovens repórteres como era o dia a dia naquela Secretaria Regional e quais os principais assuntos que ocupam neste momento este político açoriano. O encontro começou com uma breve apresentação do plano de atividades do Clube, seguindo-se uma entrevista ao senhor secretário e terminou com uma visita às direções regionais dos Assuntos Europeus e das Comunidades.



Rui Bettencourt começou por explicar aos jovens como era o seu dia a dia enquanto secretário regional, destacando que, geralmente, reúne com a sua equipa para tratar dos assuntos mais urgentes e que tem muitas vezes de se deslocar ao estrangeiro, como foi o caso da sua última visita a Bruxelas para participar no Comité das Regiões, reunião onde reforçou a importância dos Açores para as “autoestradas do mar”.


Em resposta a um jovem do Clube, relembrou que fazia agora precisamente um ano em que tinha estado na EBI de Arrifes e já nessa altura tinha referido que a sua grande preocupação seria “levar os Açores ao resto do Mundo e trazer o resto do Mundo aos Açores”, e que achava que estava a conseguir isso, por exemplo através de exposições e eventos que se têm realizado nos países onde estão os açorianos. De facto, contactar com as várias gerações de emigrantes no Brasil, Canadá, Estados Unidos ou Bermudas permite levar os Açores de hoje ao mundo, mas também faz com que muitos possam regressar às suas origens, contribuindo para o desenvolvimento das ilhas.


Relativamente aos assuntos que estão a ser tratados atualmente pela Secretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, referiu que há uma grande preocupação em contactar com os responsáveis europeus por áreas de interesse para os Açores e, por outro lado, estão a preparar várias reuniões que se prendem a política de coesão e dos fundos para a União a partir de 2020.  Neste sentido, explicou que o gabinete da Representação dos Açores em Bruxelas está a ter um papel muito ativo neste trabalho, sobretudo devido à proximidade com as principais instituições da União Europeia: o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.


Sempre num clima aberto e descontraído, o senhor secretário respondeu de forma bastante clara às várias perguntas, mostrando o seu entusiasmo e orgulho em defender os Açores nas várias dimensões da sua intervenção.


Por último, reportou-se à importância de se tratar das questões do Património Cultural enquanto elemento fundamental da preservação da entidade e da memória do povo açoriano, referindo-se aos países e cidades onde há açorianos, que preservam os bens materiais ou imateriais (monumentos, festas, tradições) do Património Cultural, de cujo conjunto destacou Santa Catarina no Brasil onde se enaltece de forma extraordinária a Cultura Açoriana.


Muito obrigado ao Senhor Secretário por nos ter recebido e por nos apoiar. O seu incentivo dá-nos força para continuar.  

Agradecemos também à Dra. Teresa Viveiros da SRPRE, que organizou o encontro, à professora Ana Pacheco da EBI de Arrifes, que apoia o Clube desde a primeira hora e à professora Ana Catarina da EBI de Arrifes, que nos ajudou nas filmagens. Obrigado ao CE da EBI de Arrrifes, pela confiança e apoio, aos alunos, que se portaram de forma exemplar e aos pais que deram as respetivas autorizações. Obrigado a todos pelo contributo nesta iniciativa do Clube Europeu da EBI de Arrifes.

















Assista à entrevista no nosso canal Youtube (brevemente).