segunda-feira, 8 de maio de 2017

Apresentação na Universidade dos Açores

Apresentação do Clube Europeu da EBI de Arrifes – 9 de Maio de 2017

O Clube Europeu da EBI de Arrifes foi criado este ano letivo com o objetivo principal de promover o espírito europeu de cidadania ativa, com o recurso a parcerias e ações concretas de informação sobre a União Europeia, as suas políticas e instituições, potenciando o diálogo estruturado entre os jovens e os decisores públicos e participando na discussão de temas relacionados com o projeto europeu.Sob o tema proposto pelo ministério da Educação, o nosso clube ficou entre os melhores no concurso anual de clubes europeus, tendo como subtema Valores Fundamentais Europeus.

Começamos as nossas atividades com uma palestra promovida pela eurodeputada Sofia Ribeiro e que decorreu na biblioteca da escola.Tivemos também um encontro com o eurodeputado Serrão Santos que nos veio falar sobre o seu trabalho no Parlamento Europeu.No dia 25 de novembro tivemos um encontro com o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt, que veio apresentar as principais ideias para as relações externas dos Açores com a Europa e com o mundo, através da realização de uma entrevista conduzida pelos nossos jovens repórteres europeus: Dalila Massa, Diogo Machado, Natacha Botelho e Vitorino Rodrigues.Para complementar algumas informações sobre a União Europeia tivemos uma aula-debate dinamizada pelo Centro Europe Direct dos Açores.Um momento alto do Clube foi a nossa viagem a Lisboa onde realizamos um intercâmbio com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis. Também fizemos uma visita ao Espaço Europa e realizamos uma visita à Assembleia da República, onde fomos muito bem recebidos pelos deputados açorianos do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.No âmbito do concurso EU gosto da União Europeia, foram dinamizadas sessões de informação sobre a União Europeia e os seus valores europeus fundamentais nas aulas de Cidadania, tendo-se destacado a aluna Mariana Arruda do 9.º B.


Ao refletirmos sobre os problemas atuais da Europa, como a crise dos refugiados, a saída do Reino Unido ou as questões do terrorismo, tentámos passar a mensagem que na Europa devem prevalecer os ideias de paz e de união que nortearam a fundação da União Europeia por Robert Shuman e Jean Monnet, revisitando e celebrando os 60 anos do Tratado de Roma, através do estudo dos valores inscritos na Carta dos Direitos Fundamentais e inscrevendo em moldes em forma de pomba os valores: a Dignidade como o direito de cada pessoa ser respeitada e valorizada de acordo as suas caraterísticas. A Igualdade como o direito de todos termos as mesmas oportunidades e obrigações. A Liberdade como o direito de cada pessoa agir de livre vontade sem prejudicar os outros. A Solidariedade como o direito de cooperação e responsabilidade mútua que cada pessoa tem de ajudar os que têm menos possibilidades. Sem a defesa destes valores de pouco servirão tantas instituições europeias, tantos planos ou financiamentos. Os jovens só perceberão o que é a Europa se defendermos estes valores, caso contrário o projeto europeu continuará em declínio e em descrença.Com vista a conhecer outros países, hábitos, tradições, vivências e realidades socioculturais, participámos na Parada Schuman em Varsóvia, na Polónia, um encontro que representa o entusiasmo, a energia e a abertura de espírito e a integração europeia.
Em Varsóvia também tivemos a oportunidade de falar com o mestrando da Universidade dos Açores, Henrique Fonseca, que teve a amabilidade de nos dar o seu testemunho, reforçando a ideia que é necessário o contributo de todos para tornarmos "a Europa mais forte, mais unida e mais solidária". 
E assim, chegamos ao fim do nosso projeto, comemorando a Semana da Europa, com atividades muito diversificadas, como esta participação, que tivemos muito gosto em nos associar, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Política Internacional da Universidade dos Açores.