domingo, 7 de maio de 2017

Relatório da viagem

Este relatório refere-se à participação do Clube Europeu da EBI de Arrifes no encontro Sharing IS Caring - an invitation to celebrate a European Day, que decorreu em Varsóvia, de 4 a 7 de maio de 2017, com o objetivo principal de sensibilizar os jovens para os valores fundamentais europeus. O texto está dividido em três partes, sendo a primeira dedicada à contextualização, à descrição sumária das atividades realizadas e dos locais visitados. Na segunda parte reportamo-nos às aprendizagens, às emoções e às atitudes dos participantes. Por último, são apresentadas as principais conclusões e o balanço geral do projeto, segundo as opiniões e avaliação dos dois professores e dos dois alunos participantes.
Os dias quatro e sete de maio foram dedicados à viagem, com paragens em Lisboa, o que permitiu aos jovens conhecerem a zona histórica da capital portuguesa.
O dia 5 de maio foi reservado para workshops sob a temática dos valores europeus, privilegiando metodologias que permitiram o debate, a partilha de experiências e a aproximação dos jovens provenientes dos vários países da União Europeia. Ainda nesse dia, houve uma palestra sobre o mesmo tema das reuniões anteriores.
No dia 6, todos os participantes integraram a Parada Shuman, um encontro de milhares participantes de vários países da UE.
Para além dos workshops e da Parada Shuman, houve ainda tempo para visitar locais emblemáticos de Varsóvia, como a parte velha da cidade, o palácio da Cultura e da Ciência, a igreja de São João Batista, entre outros.

Pela concretização plena dos objetivos propostos, pela aprendizagem efetuada, pelas amizades realizadas, consideramos esta atividade muito satisfatória.

Depoimento dos alunos participantes:
"O que gostei mais foi o jogo em que tínhamos de falar com outros jovens em inglês. Aprendi muito com esta viagem sobre Varsóvia, o porquê do seu nome, toda a história devido à Segunda Guerra Mundial... Em suma, adorei estar na Polónia, não só por ter sido a primeira vez que sai dos Açores, mas também porque conheci muitas pessoas e outras culturas." André Costa

"Esta foi sem sombra de dúvida a experiência mais incrível e diferente da minha vida, sobretudo por ter contatado com pessoas de outros países, por ter participado na Parada Shuman... Foi algo maravilhosamente gratificante. Em conclusão, só tenho a agradecer aos professores que me acompanharam e que permitiram esta oportunidade de conhecer outras pessoas, línguas e culturas... Em segundo lugar, agradeço a todos os que nos apoiaram com as despesas. Por tudo o que referi, sinto-me bastante realizada e com vontade de continuar a participar nas atividades do Clube Europeu." Mariana Arruda