sábado, 29 de abril de 2017

A Europa que queremos

A EUROPA QUE QUEREMOS

O Clube Europeu da EBI de Arrifes irá participar no encontro internacional - Sharing IS Caring - An invitation to celebrate Europe Day, que decorrerá em Varsóvia, na Polónia, de 4 a 7 de maio. Esta viagem integra-se no programa de comemoração da Semana da Europa do Clube Europeu, que apresenta atividades diversas como exposições, hastear da bandeira da Europa, largada de pombas, música, dança e um grande espetáculo de encerramento, no dia 12 de maio, com a participação da Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Dra. Célia Azevedo.
Juntamente com outros quatro clubes europeus de Portugal, o Clube Europeu da EBI de Arrifes, selecionado pela Fundação Schuman, por apresentar um projeto de grande qualidade, dentro do tema Valores Fundamentais Europeus, irá participar em diversas reuniões europeias e na Parada Schuman, que são organizadas em Varsóvia todos os anos para comemorar o Dia da Europa. Este encontro, único no género, representa o entusiasmo, a energia, a abertura de espírito e a integração europeia, sendo uma manifestação de cidadãos europeus que são a favor do reforço da integração europeia e do papel dos países numa União Europeia forte e coesa. A Schuman Parade é uma manifestação que não está ligada a nenhum partido político, mas pretende ser um marco significativo na evocação dos valores europeus na comemoração do Dia da Europa, relembrando, deste modo, o dia 9 de Maio de 1950, quando Robert Schuman anunciou o seu plano para a integração do continente europeu.
Os participantes na Parada de Schuman querem afirmar, com esta demonstração de cidadania, o desejo de uma União Europeia forte, com cidadãos ativos e com líderes capazes promover a segurança, a solidariedade, a inovação, a liberdade e a justiça social.
Os participantes no encontro afirmam que querem uma Europa SEGURA e livre de ameaças externas, como o terrorismo, as guerras no mundo ou a política agressiva, com a Política Europeia de Defesa, cooperando com as forças armadas de cada país, sendo parceiros na cooperação com os Estados Unidos e com outras potências, no âmbito da NATO.
Querem uma Europa SOLIDÁRIA, que mostre compreensão e ajuda aos países europeus e aos seus cidadãos, sobretudo aqueles que estão em necessidade devido a catástrofes naturais, crise económica e social ou outros perigos internos e externos.
Querem uma Europa INOVADORA, líder mundial no desenvolvimento da economia, ciência e tecnologia, e que ao mesmo tempo se preocupe com as questões ambientais.
Querem uma Europa SOCIAL, fornecendo os mais altos padrões mundiais de serviços públicos como educação, saúde e transportes.
Querem uma Europa DEMOCRÁTICA, que respeita o voto dos cidadãos, a opinião e as necessidades das minorias e que respeita acima de tudo os direitos humanos e as liberdades individuais.
Querem uma Europa ABERTA, proporcionando aos seus cidadãos a possibilidade de viajar livremente, de aproveitar a oportunidade para aprender, trabalhar, realizar comércio e cooperação em toda a União Europeia, protegendo as suas fronteiras externas contra o afluxo descontrolado de pessoas e de práticas comerciais agressivas.
Querem uma Europa que ACREDITA em si própria e que se orgulha dos seus valores, da sua história, da sua cultura e da sua religião, respeitando a diversidade cultural dos seus países e dos seus habitantes, opondo-se convictamente à propaganda e à falsidade de países ou organizações que procuram destruir a União Europeia.


Texto de José Carlos Pereira, coordenador do Clube Europeu da EBI de Arrifes, baseado nos princípios retirados do site http://www.schuman.pl/pl/parada-schumana