sexta-feira, 28 de abril de 2017

Queremos uma Europa

QUEREMOS EUROPA

 ...Parada de Schuman,  demonstração cívica pró-europeia, no dia 6 de maio, em Varsóvia.

 Nós vamos lá estar!

A Parada Schuman é uma manifestação de cidadãos europeus que são a favor do reforço da integração europeia e do papel dos países numa União Europeia forte e coesa. A Schuman Parade é uma manifestação que não está ligada a nenhum partido político. Acompanhem-nos e partilhem connosco uma proposta para o futuro da Europa, independentemente da preferência partidária. Estaremos no dia em 6 de maio, pelas 11:30, em Varsóvia, para festejarmos o Dia da Europa, que começou a 9 de Maio de 1950, quando Robert Schuman anunciou o seu plano para a integração do continente europeu.

QUEREMOS UMA EUROPA ...

Nós, os participantes na Parada de Schuman, queremos uma União Europeia forte e exigimos que a Polónia, Portugal e os outros países da União Europeia tenham líderes que defendam esta Europa Integrada e Unida.

QUEREMOS UMA EUROPA…

• SEGURA - capaz de enfrentar, de forma independente, ameaças externas, como o terrorismo, as guerras no mundo ou a política agressiva da Rússia, com a Política Europeia de Defesa, cooperando com as forças armadas de cada país, sendo parceiros na cooperação com os Estados Unidos no âmbito da NATO.

• SOLIDÁRIA - ao mostrar compreensão e ajuda aos países europeus e aos seus cidadãos, que estão em necessidade devido a catástrofes naturais, crise económica, social e política instável ou outros perigos, também externos.

• INOVADORA - líder mundial no desenvolvimento da economia, ciência e tecnologia, ao mesmo tempo se preocupa com o meio ambiente.

• SOCIAL - fornecendo os mais altos padrões mundiais de serviços públicos como educação, saúde e transporte e que criando todas as condições para que todos tenham um trabalho honesto, em que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos e apoiando o desenvolvimento de empresas familiares de pequeno e médio porte.

• DEMOCRÁTICA E CUMPRIDORA DA LEI -  que respeita o voto da maioria dos cidadãos e a opinião e as necessidades das minorias, que respeita os direitos humanos e que que tem  autoridades que agem dentro dos limites da legislação e limitam a violência física aos cidadãos.

QUEREMOS UMA EUROPA com os serviços públicos honestos e amigos dos cidadãos.

• ABERTA - Proporcionando aos seus cidadãos a possibilidade de viajar livremente, de aproveitar a oportunidade para aprender, trabalhar, realizar comércio e cooperação em toda a União Europeia, protegendo as suas fronteiras externas contra o afluxo descontrolado de pessoas e práticas comerciais desleais. 

QUEREMOS UMA EUROPA que ACREDITA em si própria e que se orgulha dos seus valores, da sua história, da sua cultura e da sua religião, respeitando a diversidade cultural dos seus países e dos seus habitantes, opondo-se convictamente à propaganda e à falsidade de países ou organizações que procuram destruir a União Europeia.

http://www.schuman.pl/pl/parada-schumanaTexto traduzido e adaptado por José Carlos Pereira, coordenador do Clube Europeu da EBI de Arrifes