domingo, 5 de fevereiro de 2017

Relatório

Relatório da Visita a Lisboa

Serve o presente relatório para apresentar publicamente o balanço da viagem a Lisboa, que o Clube Europeu da EBI de Arrifes realizou de 31 de janeiro de 2017 a 3 de fevereiro de 2017, tendo o projeto sido financiado em 46% por programas do Governo Regional dos Açores, 24% pelos participantes, 23% pelo Clube e 7% pela Junta de Freguesia de Arrifes.
No dia 31 de janeiro, os quatro alunos, acompanhados por dois professores, encontraram-se com elementos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Marvila, tendo apresentado um trabalho sobre os Açores, sobre a Escola Básica Integrada dos Arrifes e sobre as atividades do Clube Europeu e assistiram à apresentação de trabalhos dos seus colegas de Lisboa
No dia 1 de fevereiro, os alunos assistiram, no Espaço Europa, a uma palestra sobre a União Europeia, desde a sua formação até aos nossos dias. No dia 2 de fevereiro, o grupo de quinze elementos dos dois clubes europeus realizou uma visita à Assembleia da República, assistindo a uma sessão do plenário, seguida de um encontro com os três deputados açorianos eleitos pelo Partido Socialista. Para além destas atividades, o grupo realizou várias visitas a locais emblemáticos da cidade de Lisboa, tais como: Oceanário de Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches e Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
Os objetivos da visita: conhecer a União Europeia, as suas políticas e instituições, participar em ações de diálogo estruturado com os decisores políticos e participar em ações de intercâmbio com outros jovens foram totalmente alcançados.
Durante a viagem os alunos realizaram pequenos textos informativos sobre as atividades realizadas e sobre os locais visitados, depoimentos esses que se encontram publicados no blogue do Clube http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com, tendo avaliado a visita de forma muito satisfatória, conforme se pode verificar nos seguintes excertos:

Nesta emocionante viagem vivi momentos inesquecíveis com os meus colegas e professores. (Diogo Machado)

Em geral, posso dizer que a viagem foi divertida e espetacular, mas acima de tudo muito educativa, pois aprendi muito. (Vitorino Rodrigues)

 Com este intercâmbio, aprendi, principalmente, como é que os deputados defendem as suas ideias na Assembleia, que é muito importante fazer novas amizades e conhecer outras culturas e costumes. (Natacha Botelho)

Posso caracterizar a viagem a Lisboa como inesperada. (…) Mas, sem sombra de dúvida, o que mais gostei em toda a viagem foi a visita à Assembleia da República. (Dalila Massa)

Esta viagem também proporcionou aos jovens a descoberta de novas possibilidades enquanto cidadãos da União Europeia, por exemplo, no que concerne à mobilidade e à integração em espaços de natureza cultural e civilizacional distintos; motivou-os, igualmente, para o exercício de uma cidadania aberta ao Mundo, consciencializando-os de que há que intervir na transformação do mundo que os cerca, e, não menos importante, ocasionou momentos de boa disposição no grupo. (Professora Ana Pacheco)

Esta viagem a Lisboa marcará para sempre estes jovens da EBI de Arrifes, não só pela descoberta dos lugares mágicos que a capital portuguesa encerra, mas sobretudo pela aprendizagem que fizeram ao nível do conhecimento e da cidadania europeia, da convivência e do respeito pelos outros, do reforço dos valores da solidariedade, da pluralidade e da representatividade democrática, tão necessários para a construção do futuro. (Professor José Carlos Pereira)


Por tudo o que foi referido anteriormente, pela planificação e organização do projeto, pelo nível de concretização dos objetivos, pelas aprendizagens realizadas e pelo grau de satisfação dos participantes e dos seus familiares, avaliamos esta atividade do Clube Europeu da EBI de Arrifes com a menção de EXCELENTE.