sábado, 4 de fevereiro de 2017

Dalila Massa

Lisboa: uma porta para a descoberta da Europa (e da UE!)

 Posso caracterizar a viagem a Lisboa como inesperada. Quando aderi ao Clube Europeu, tinha em mente que apenas aprenderíamos e descobriríamos características e valores europeus, sem tirar os pés de São Miguel. No entanto, o nosso corpo, ao contrário das nossas expetativas, voou mais longe. Literalmente.
Levantar às 4h da manhã para ir para o aeroporto de Ponta Delgada não é uma tarefa aparentemente fácil, mas a nossa ansiedade e curiosidade de conhecer a capital da nossa pátria facilitou o “doloroso” processo. 

Quando pisamos terra lisboeta, fomos recebidos calorosamente por alguns membros do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis. Achei uma experiência enriquecedora, pois nunca fizera um intercâmbio entre turmas. O sotaque dos continentais chegava a ser um pouco engraçado! A professora Rosário apresentou-se muito dinâmica e acolhedora. Adorei a simpatia da Catarina e os caracóis da Mariana (parecia um leão, no bom sentido, claro!).


Os pinguins do Oceanário roubaram-me a atenção! Eram tão fofos, assim como as lontras, que eram excelentes dançarinas!


Os imponentes coches deixaram-me sem ar… Os seus detalhes e referências da Antiguidade Clássica fizeram-me recuar alguns séculos no tempo, até à época em que vigorava a Monarquia em Portugal.

A simplicidade com que a Dr.ª Sandra Pereira nos deu a conhecer um pouco mais sobre a EU no Espaço Europa fez-me compreender e aumentar o meu ramo de saberes sobre a Europa.

Mas, sem sombra de dúvida, o que mais gostei em toda a viagem foi a visita à Assembleia da República. Sentar-me numa das cadeiras dos deputados, na sala onde são propostas novas leis, foi algo que estava completamente fora dos meus planos; porém, surpreendeu-me imensamente. É incrível pensar que agora, sempre que vir o Palácio de São Bento na televisão e as próprias salas de reuniões, posso dizer: “Eu estive lá! Eu sentei-me diante de onde tudo é feito! Eu vi os deputados debaterem as suas ideias!”


Apesar de não querer seguir o ramo político, valorizo muito o trabalho daquelas pessoas e se há coisa que aprendi durante esta viagem é que o futuro do meu país depende de nós, cidadãos portugueses, e que, se temos o direito de votar, devemos fazê-lo! Quando atingir a maioridade, irei exercê-lo, pois, para que Portugal prossiga, é necessário que sejamos cidadãos ativos e atualizados na política!
Por fim, gostaria de agradecer muito à professora Rosário a todos os seus alunos pelo ótimo acolhimento, à Dr.ª Sandra Pereira pela enriquecedora palestra, ao deputado Carlos César por ter cedido um pouco do seu tempo para um breve cumprimento, ao deputado João Castro pelo esclarecimento de algumas dúvidas e à Sr.ª Isabel Almeida por nos ter orientado no Palácio de São Bento.

Por último, mas não menos importantes, aos professores que nos acompanharam, a professora Ana Pacheco e o professor José Carlos Pereira, pelo excelente trabalho e pela disponibilidade para connosco. Agradeço, igualmente, ao professor Félix, que se disponibilizou muitas vezes para nos transportar a certos locais e ao professor Pedro pelo enorme auxílio nas compras no Centro Comercial Colombo (tem muito jeito!). E claro, não poderia esquecer-me da Natacha que me aturou no quarto do hotel, ao Vitorino, por nos ter aturado aos três e ao Diogo, por me ter cedido o assento no avião ao pé dos meus dois outros colegas na viagem de regresso!