domingo, 5 de fevereiro de 2017

Educar para a diversidade


           Num  mundo  em  que  alguns  valores  essenciais vão “esmorecendo”, há que criar espaços que proporcionem aos jovens de hoje momentos de aprendizagem, de partilha de experiências, mas, sobretudo, de reflexão. Quem sou? Para onde quero ir? Como me vejo no Mundo, na Europa, na União Europeia?

         Surgem, então, espaços como o Clube Europeu da nossa escola onde os jovens são convidados a participar em atividades enriquecedoras a nível pessoal e académico, criando percursos de aprendizagem atrativos e diversificados.
       Passo a passo se foi construindo uma dinâmica no Clube, sempre pautada pelo profissionalismo e bom humor do docente José Carlos Pereira e com quem me apraz muito trabalhar, que nos conduziu até Lisboa. Para alguns alunos foi a primeira viagem na sua ainda curta existência e que, por certo, ficará para sempre gravada no cantinho das boas memórias.
       Indubitavelmente, este encontro com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis propiciou aos nossos jovens momentos que os envolveram na construção do saber e permitiu o contacto com realidades educacionais e culturais diferentes, promovendo, desta forma, uma abertura à diversidade e à multiculturalidade. Sem perdermos a nossa identidade, somos parte integrante de um espaço diversificado onde a cooperação, a solidariedade, o respeito e a compreensão mútua entre todos imperam como princípios fundamentais, “elevando-se, assim, a bandeira” da unidade europeia, minimizando o racismo, o preconceito e a xenofobia.
       Esta viagem também proporcionou aos jovens a descoberta de novas possibilidades enquanto cidadãos da União Europeia, por exemplo, no que concerne à mobilidade e à integração em espaços de natureza cultural e civilizacional distintos; motivou-os, igualmente, para o exercício de uma cidadania aberta ao Mundo, consciencializando-os de que há que intervir na transformação do mundo que os cerca, e, não menos importante, ocasionou momentos de boa disposição no grupo.
       Outras viagens virão…dentro de nós…fora de nós…mas sempre rumo ao conhecimento…
        “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
                                                                  Paulo Freire