sábado, 4 de fevereiro de 2017

Clube Europeu promove os Açores




(Texto que os alunos do Clube Europeu apresentaram em Lisboa)


Nós somos quatro elementos do Clube Europeu da Escola Básica Integrada dos Arrifes. Eu sou a Dalila, a Natacha, o Diogo e o Vitorino. Apresento também o professor José Carlos Pereira, que é o Coordenador do Clube e a professora Ana Pacheco. Viemos dos Açores e estamos muito contentes por estar hoje aqui convosco. Para ficarem a conhecer um pouco melhor de onde somos, vamos falar da nossa região, da nossa escola e do nosso clube europeu.Como sabem, os Açores são constituídos por nove ilhas muito bonitas, situadas no meio do Oceano Atlântico, entre a Europa e a América.As caraterísticas únicas da cada ilha fazem do arquipélago açoriano um lugar maravilhoso para viver. As ilhas são visitadas por milhares de turistas que procuram as belezas naturais para passar alguns dias inesquecíveis, que podem ir de simples passeios pedestres até um encontro inesperado com as baleias e golfinhos que passam tranquilamente nas nossas águas.

São Miguel, onde vivemos, é a maior ilha do arquipélago, onde está situada a sede do Governo Regional dos Açores e onde fica a freguesia dos Arrifes que pertence ao concelho de Ponta Delgada.A Escola Básica Integrada de Arrifes tem cerca 1500 alunos, dos três ciclos de ensino. Para além de ser uma referência no ensino de alunos surdos, está também aberta a projetos inovadores que estimulem a aprendizagem e a cidadania, como é o caso do Clube Europeu. Este ano o clube já promoveu encontros com os eurodeputados Sofia Ribeiro e Ricardo Serrão Santos e com o Secretário Regional da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores.

Outro projeto que estamos a desenvolver é EU GOSTO DA EUROPA, no qual estamos a aprender tudo sobre a União Europeia para depois darmos uma de aula de Cidadania aos nossos colegas. Para prepararmos este trabalho tivemos uma sessão promovida pelo Centro de Informação Europe Direct dos Açores.Para além disso, vamos realizar várias atividades sobre os valores fundamentais europeus, estamos agora a promover este intercâmbio Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis, vamos organizar a semana da europa e vamos visitar o Espaço Europa, a Assembleia da República, Parlamento Europeu.Obrigado por nos receberem na vossa escola, esperamos um dia por vocês nos Açores. Visitem-nos!