segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Visita a Évora

No dia 17, o grupo de jovens dos três clubes europeus viajou de Montemor até à cidade de Évora, uma cidade rica em história e de cujo património se destacam monumentos do tempo dos romanos, dos visigodos e dos muçulmanos.
A visita começou na Universidade de Évora, fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, no antigo Colégio do Espírito Santo.


De seguida, o grupo passou pelo Templo Romano, monumento classificado como Património Mundial da UNESCO, edificado no séc. I d.C, sendo o principal monumento português do tempo do romanos.






No  Museu de Évora os jovens tiveram oportunidade de visitar várias salas com peças de arqueologia, artes plásticas e decorativas (pintura, escultura, desenho, ourivesaria, cerâmica, mobiliário e têxteis).

A Sé de Évora, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, ficou concluída em meados do séc. XIII, marca a transição do estilo românico para o gótico.

Ainda houve tempo para visitar a famosa Janela de Resende (manuelino) e a Igreja dos Meninos da Graça (renascimento).

Dirigiram depois para a Igreja do Convento de São Francisco, fundada no século XIII e remodelada no final do século XV é uma das mais impressionantes igrejas portuguesas. Respeitando os limites originais, as três naves foram substituídas pela nave única subsistente, coberta pela arrojada abóbada gótico-manuelina que atinge vinte e quatro metros de altura. O Convento de São Francisco viveu então os seus momentos áureos, quando a corte do Rei D. Afonso V se começou a instalar no espaço conventual durante as suas estadias em Évora. Desta forma, a igreja de São Francisco foi elevada à categoria de Capela Real, daí os múltiplos emblemas régios de D.João II e D. Manuel I.





A Capela dos Ossos foi uma das principais atrações do grupo. Uma capela construída nos séculos XVI e XVII, constituída por ossadas provenientes das sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da cidade. As paredes e parte das abóbadas da capela estão revestidas de milhares de ossos humanos, que ilustram a ideia dos monges fundadores, expressa na frase que encima o pórtico da capela: Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.




A visita terminou com uma breve passagem pelo Jardim de D. Manuel e pela Praça do Giraldo.



Gostaríamos de agradecer aos estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora que nos acompanharam na visita. 
Adorámos conhecer e descobrir Évora!