sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Intercâmbio Montemor - Dia 15


No âmbito do projeto Património Cultural 2018, o nosso clube realizou um intercâmbio com os clubes europeus do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Lisboa, e do Agrupamento de Escolas de Montemor, no Alentejo. Este encontro de cerca de 40 jovens açorianos, lisboetas e alentejanos começou, precisamente, no Alentejo, uma região conhecida pela qualidade dos seus vinhos, tal como foi comprovado in loco na Quinta da Plansel, uma adega criada em 1997 por Dorina Lindermann e que tem por referência a produção de um vinho de elevada qualidade. Junto à adega existe uma interessante coleção privada de peças de arte.






Após um delicioso almoço na cantina da Escola Secundária de Montemor, o grupo dirigiu-se para o Castelo de Montemor-o-Novo, Monumento Nacional, que era no séc. XII o principal núcleo habitacional de Montemor e que tinha uma muralha de cerca de 2 Km, tendo, na altura da Reconquista Cristã, uma posição estratégica privilegiada. Do conjunto arquitetónico do Castelo destacam-se atualmente a Igreja de S. Tiago, o Convento da Saudação, as escavações arqueológicas e o Paço dos Alcaides.






Para se conhecerem um pouco melhor, os jovens deram um passeio pela vila e visitaram o Museu de Arqueologia e Etnologia de Montemor-o-Novo instalado no Convento de São Domingos, cuja igreja apresenta um belíssimo conjunto de azulejos do século XVII. Visitaram ainda o espólio arqueológico constituído por interessante conjunto de peças período do Paleolítico até à Idade Média.




De seguida, o grupo foi surpreendido com uma visita à Oficina da Criança, um espaço fenomenal que promove a criatividade, a aprendizagem e a imaginação em ateliers de olaria, carpintaria, tecidos, entre outros, tudo de forma autónoma e em trabalho de projeto. Ainda antes do jantar, animado pelo grupo de jovens da Escola Profissional Ofício das Artes, os participantes neste intercâmbio conheceram em pormenor as instalações e as valências do Centro Juvenil de Montemor, local onde ficaram alojados, com o apoio da Câmara Municipal.