sábado, 17 de fevereiro de 2018

Monumentos Megalíticos - Dia 16

Com vista a conhecer, identificar e preservar o património cultural europeu, os participantes no intercâmbio juvenil Açores-Lisboa-Motemor-o-Novo realizaram várias visitas a monumentos megalíticos datados do Paleolítico Superior e que são referências fundamentais para o conhecimento histórico das primeiras comunidades recoletoras e agropastoris que existiram na Península Ibérica.


Visita 1: Gruta do Escoural - vimos algumas gravuras e pinturas rupestres que os povos recoletores faziam para ter sorte nas caçadas, sendo as primeiras manifestações artísticas do Homem. A gruta, descoberta em 1963, reveste-se de grande interesse para o conhecimento de épocas pré-históricas do Paleolítico e Neolítico.







Visita 2 - Anta e Capela de S. Brissos - Uma antiga anta, monumento funerário de grandes dimensões, que neste caso foi transformado numa capela cristã.





Visita 3 - Cromeleque dos Almendres - Um extraordinário conjunto de 95 monólitos, em forma de ferradura, destinado ao culto à Natureza na época em que os primeiros povos se sedentarizaram e formaram as primeiras comunidades agropastoris.








Visita 4 - Anta Grande do Zambujeiro - Um dos maiores monumentos megalíticos da Península Ibérica.






Estas visitas tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do nosso projeto que tem como principal objetivo conhecer o património cultural enquanto conjunto de bens materiais e imateriais essenciais para a memória e a identidade dos europeus.