quinta-feira, 9 de março de 2017

O nosso Clube entre os melhores


A Escola Básica Integrada de Arrifes ficou entre as melhores do país, no Concurso de Clubes Europeus 2016/2017, financiado pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE). O concurso “destina-se a todos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, do continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que tenham um Clube Europeu em funcionamento e devidamente registado na Base de Dados da Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE), no ano letivo em curso.”

O projeto do Clube Europeu da EBI de Arrifes, que se distinguiu entre as cerca de 170 escolas portuguesas participantes no concurso, tem como tema “Valores Fundamentais Europeus” e pretende conhecer e dar a conhecer os valores fundamentais europeus (Dignidade, Liberdades, Igualdade, Solidariedade, Direito dos Cidadãos e Justiça), inscritos na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, considerando os mesmos como referência para a ação dos cidadãos europeus. Para atingir os objetivos definidos para o Projeto, destacam-se atividades como: #EU💖UE, aula-debate Europe Direct dos Açores, visita ao Espaço Europa, encontros com eurodeputados, visita à Assembleia da República Portuguesa e ao Parlamento Europeu, encontro com membros do Governo Regional dos Açores e intercâmbio com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis. O projeto terminará com a Semana da Europa que terá exposições, a árvore dos valores, hastear da bandeira da Europa, mesa redonda, espetáculo musical, dança clássica e contemporânea e ainda uma palestra sobre os valores europeus, a dinamizar pela Dra. Berta Miúdo, da Universidade dos Açores.

O projeto será realizado com cerca de 20 alunos do Clube Europeu, que frequentam os 2.º e 3.º ciclos na EBI de Arrifes, dos quais destacamos quatro jovens repórteres, do 8.º ano, responsáveis pela produção de notícias das várias atividades. Para além destes elementos permanentes, pretende-se envolver toda a escola e comunidade, através da participação direta e indireta de cerca de 700 alunos e as suas famílias nas iniciativas acima referidas.

A coordenação do trabalho está a cargo do professor José Carlos da Silva Pereira, doutorado em Ciências da Educação, com colaboração da professora Ana Cristina Ribeiro Botelho de Moniz Pacheco, licenciada em Português e Francês.

Para este projeto foram estabelecidas parcerias com a Universidade dos Açores, Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Gabinete do eurodeputado Ricardo Serrão Santos, Gabinete da eurodeputada Sofia Ribeiro, Secretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, Junta de Freguesia de Arrifes, Europe Direct dos Açores, Espaço Europa, Parque Atlântico e Nova Gráfica dos Açores. 


LISTA NACIONAL CONCURSO CLUBES EUROPEUS