sexta-feira, 3 de março de 2017

A Europa - Mariana Arruda

       O continente europeu é constituído por 58 países, dos quais fazem parte 743,1 de habitantes e ocupam cerca de 10 milhões de quilómetros quadrados, sendo o segundo menor continente do planeta Terra.
        A Europa, há mais de meio século, tem vivido um período de paz, de estabilidade e de prosperidade, que contribui para melhorar a qualidade de vida dos europeus e, aumentado o número de imigrantes estrangeiros.
        O que hoje é conhecido por período de paz, não existia antes da Segunda Guerra Mundial, pois havia inúmeros conflitos entre os países europeus e, com o intento de terminar com esses mesmos conflitos foi criada uma união entre vários estados soberanos da Europa, a chamada União Europeia.
        Inicialmente, a União Europeia era formada por: França, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos, que aderiram à união em 1952 e, hoje em dia, já são 28 os países pertencentes à União Europeia, num total de 507´4 milhões de pessoas distribuídas por 4 milhões de quilómetros quadrados.
        A partir de 1952, a Europa tem vindo a prosperar e a enriquecer.
        Embora, para muitos países a União Europeia seja uma fonte crescimento económico e proporcione um bom nível de vida à sua população, é o contrário para outros, como é o caso do Reino Unido que, nos últimos tempos, tem tentado (e promete) excluir-se da União Europeia (Brexit).

        A meu ver, a Europa é um continente favorável e onde eu pretendo construir o meu futuro. Além disso, quero fazer parte da União Europeia e, acima de tudo, orgulho-me de ser cidadã europeia.