sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Eurodeputado Serrão Santos na EBI de Arrifes

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos visitou hoje, dia 6 de janeiro de 2017, o Clube Europeu da EBI de Arrifes, para dar início ao projeto #EUYUE, uma atividade de Cidadania Europeia que pretende formar um grupo de delegados europeus que replicarão as informações recebidas aos seus colegas das turmas nas aulas de Cidadania. 

Na apresentação da atividade, o professor José Carlos Pereira informou que o delegado europeu com melhor desempenho ganhará um prémio de 50 euros, a entregar no dia 9 de maio, numa celebração do Dia da Europa, na escola, cujo programa será apresentado brevemente, mas do qual já se ficou a saber que incluirá um grande espetáculo de música e de dança clássica e contemporânea, sobre a temática Valores Europeus Fundamentais.


O eurodeputado começou a sessão referindo a pertinência do tema do projeto, salientando que hoje, mais do que nunca, é, realmente, necessário gostar da União Europeia, sobretudo pela importância das decisões europeias e do apoio financeiro aos estados membros. 


O convidado do Clube referiu-se às três instituições europeias (Comissão Europeia, Conselho Europeu e Parlamento Europeu), de modo a que os jovens delegados europeus presentes, que representam o segundo e terceiro ciclos da escola, ficassem a perceber melhor o funcionamento e a organização das mesmas, bem como a sua ação enquanto um dos 751 eurodeputados do Parlamento Europeu. Serrão Santos destacou a sua participação nas comissões de agricultura e desenvolvimento rural e das pescas, na elaboração de relatórios e na presença em outros grupos de trabalho. Houve ainda tempo para responder a algumas questões bastante pertinentes, relacionadas, por exemplo, com a defesa das minorias ou com a crise dos refugiados na Europa.


Obrigado ao senhor eurodeputado Ricardo Serrão Santos por ter vindo ao nosso Clube e à Comissão Executiva por ter facilitado a iniciativa.
Agradecemos aos alunos do Clube que serão agora delegados europeus, aos professores presentes e aos diretores de turma que divulgaram a atividade. Obrigado a todos.


Saudações Europeias
Ana Pacheco e José Carlos Pereira