sexta-feira, 4 de maio de 2018

Apresentação Dia da Europa

Apresentação Dia da Europa – 9 de maio de 2018



Esta sessão comemorativa do Dia da Europa, que terá a presença da Senhora Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo, é uma atividade do Clube Europeu da EBI de Arrifes, em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que promove a iniciativa “9 de maio | 9 escolas”, inserida no projeto "Encontros com os Cidadãos", que tem como objetivo debater os temas mais relevantes da União Europeia em diferentes escolas pelo país.

Após a abertura pela Sra. Diretora Regional, começaremos por fazer uma breve apresentação do nosso Clube Europeu e apresentaremos algumas das atividades realizadas ao longo do ano.

Será um evento conjunto em videoconferência com CEIP Les Arenes, Valência, em Espanha, com os nossos parceiros de projeto eTwinning.

A 2.ª parte desta sessão será preenchida pela nossa convidada, a Professora e Deputada Susana Goulart Costa, que nos vem falar um pouco sobre património cultural. 

O Clube Europeu da nossa escola está registado na base de dados dos Clubes Europeus do Ministério da Educação, desenvolve várias atividades de conhecimento e divulgação da União Europeia, reúne às sextas-feiras à tarde e tem-se destacado com excelentes classificações no concurso anual de financiamento da Direção Geral de Educação. 

O Dia da Europa é a 9 de maio é um dia em que se festeja a paz e a unidade da Europa. Data em que se assinala a Declaração Schuman, pois foi nesse dia que Robert Schuman, num discurso proferido em Paris, em 1950, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.

Vamos apresentar algumas das nossas atividades que têm como tema: Património Cultural: a nossa memória, a nossa identidade e cujo objetivo é conhecer, identificar e sensibilizar para o património cultural europeu enquanto elemento de identidade e de memória dos povos.

Este tema insere-se no âmbito das comemorações do Ano Europeu ano de 2018, e pretende valorizar a riqueza e diversidade do património cultural europeu – tanto a nível da UE como a nível nacional, regional e local.

Neste sentido, entendemos o conceito de Património Cultural enquanto o conjunto de bens, com importância histórica e cultural, produzidos pelo Homem ao longo do tempo e que marcam a identidade de um povo. Para percebermos melhor, dividimos o património em bens materiais (móveis e imóveis) e imateriais, destacando as festividades e as tradições.

A aluna Margarida Silva irá falar da vinda da eurodeputada Sofia Ribeiro, um momento que marcou o início das atividades deste ano do nosso clube. Na entrevista, conduzida pela equipa de jovens repórteres europeus, a eurodeputada Sofia Ribeiro falou das suas funções no Parlamento Europeu, referindo-se fundamentalmente aos principais desafios que a União Europeia enfrenta nos dias de hoje, tais como o problema das migrações, a questão da saída do Reino Unido da U.E. e os problemas relacionados com a segurança e com a defesa do espaço europeu. Falou-se também em promover os Açores, mostrando ao mundo as grandes potencialidades açorianas ao nível, por exemplo, dos recursos marinhos e do desenvolvimento científico a eles associado. Foi uma ótima oportunidade de estarmos atualizados e sentirmo-nos mais próximos do que é ser um(a) eurodeputado(a).

O aluno Lucas vai falar do encontro que tivemos com o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt, que se realizou a 17 de novembro de 2017, com o objetivo de conhecermos melhor o local de trabalho do senhor Secretário e o que ele costuma fazer no dia a dia. Ainda em novembro realizámos também uma aula-debate, com o Doutor Pedro Faria e Castro, que em representação do Centro de Informação Europe Direct dos Açores, nos veio dar a compreender a importância do Património Cultural enquanto elemento fundamental da identidade e da memória dos cidadãos europeus.

A Juliana e a Maria irão fazer uma síntese do intercâmbio que realizámos com os colegas de Lisboa e Montemor-o-Novo, de 15 a 18 de fevereiro. Nesta visita ao Alentejo vimos grutas, antas, cromeleques, castelos, ouvimos o canto alentejano do grupo coral “Fora d`oras” e visitámos também a cidade de Évora onde também vimos o centro desta e a capela dos ossos. Em Lisboa, visitamos os centros comerciais do Vasco da Gama, o Colombo, passeamos pelo centro de Lisboa e visitamos Belém. No dia 18 à noite seguimos viagem para S. Miguel. Depois foi a nossa vez de recebermos os colegas do continente aqui em São Miguel. Os alunos alentejanos vieram no 21 de março e no dia seguinte fizeram um breve passeio pelas ruas de Ponta Delgada, no qual se deu a conhecer alguns aspetos da História dos Açores. O grupo foi, de seguida, visitar o Museu Carlos Machado. Na EBI de Arrifes houve uma sessão de boas-vindas, com a presença inesperada do famoso youtuber açoriano Helfimed. A tarde foi preenchida com uma visita ao Centro de Dia da Casa do Povo dos Arrifes e com um passeio pelas brumas da magnífica Lagoa das Sete Cidades. Nos restantes dois dias os grupos de ambas as escolas conheceram locais diferentes, como as Furnas, e aproveitaram as nossas magníficas paisagens e a nossa bela cidade de Ponta Delgada.

A Dalila e o Diogo irão dar a conhecer mais um projeto do Clube, que desta vez irá ser desenvolvido em Espanha onde realizaremos um intercâmbio com a escola de Valência e visitaremos alguns pontos históricos da cidade: a Cidade das Artes e Ciências, o Museu da História, a Catedral, entre outros.

De seguida, daremos a palavra ao professor Juan Saorin, que a partir de Espanha, nos vai falar dos trabalhos que realizámos em conjunto no âmbito do projeto eTwinning, destacando as atividades “Como nos conhecemos”, “Eleição do logótipo”, padlets sobre monumentos, festas e tradições.

A nossa sessão prosseguirá com a palestra da nossa convidada. Susana Goulart Costa licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem dois doutoramentos na área de História e de Património Cultural, pela Universidade dos Açores, instituição onde é professora, desde 2004. Tem vários livros e artigos publicados. É, atualmente, deputada da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. 

No final será servido um pequeno lanche aos participantes.