quarta-feira, 9 de maio de 2018

Sessão Dia da Europa


Sessão comemorativa do Dia da Europa, com a presença da Senhora Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo. Uma atividade do Clube Europeu da EBI de Arrifes, em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que promoveu a iniciativa “9 de maio | 9 escolas”, inserida no projeto "Encontros com os Cidadãos", com o objetivo de debater os temas mais relevantes da União Europeia em diferentes escolas do país.

















A Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo, referiu na sessão comemorativa do Dia da Europa, organizada pelo Clube Europeu da EBI de Arrifes, que era um privilégio estar a celebrar com os jovens a Europa, a Europa da Paz, da Democracia e da Liberdade, numa alusão à data histórica em questão. A Diretora Regional referiu-se à Europa das oportunidades de formação, de mobilidade e de projetos, como os que o Clube Europeu está a desenvolver com Valência. A representante do Governo Regional dos Açores apelou, ainda, aos jovens para que estes aproveitem as oportunidades que a Europa oferece, como é o caso da bolsa José Medeiros Ferreira, uma iniciativa que dá a possibilidade de estudar no Colégio da Europa. Por último, incentivou os alunos do Clube Europeu a levarem o nome dos Açores mais longe, porque aqui também é Europa, “aqui também se faz Europa!”.




O professor Juan Saorin apresentou em videoconferência os trabalhos que realizámos no âmbito do projeto eTwinning, destacando as atividades “Como nos conhecemos”, “Eleição do logótipo”, padlets sobre monumentos, festas e tradições.



A Professora Susana Costa começou a sua intervenção com uma contextualização histórica relativa ao conceito de Património Cultural, referindo-se aos efeitos devastadores que II Guerra Mundial provocou no património imóvel europeu.  De seguida, explicou como é que os bens são classificados e apresentou alguns exemplos concretos e de fácil compreensão por todos os presentes.
Ao longo da palestra, a oradora convidada pelo Centro de Informação Jacques Delors foi lançando algumas ideias para reflexão, como por exemplo: o património refere-se a “coisas” ou a pessoas? O património refere-se ao passado ou ao futuro? Foi, de facto, um momento muito importante para os participantes se consciencializarem sobre o seu papel na preservação do património cultural e, por fim, apelou aos jovens para que fiquem atentos à sua rua, à sua igreja, às suas histórias, aos seus objetos… pois é isso que os define.
Foi uma aula brilhante! Gostámos muito. Obrigado.



Agradecimentos
Governo Regional dos Açores
Grupo Parlamentar do PS da ALRA
Gabinete de Eurodeputada Sofia Ribeiro
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Junta de Freguesia de Arrifes
EBI de Arrifes