Tivemos hoje no nosso Clube o Dr. Pedro Castro, do Europe Direct dos Açores, que nos veio dar uma aula brilhante sobre a União Europeia, começando com a dimensão e população da EU (500 milhões de pessoas, 28 países), em comparação com países como a China, Estados Unidos da América, Índia ou Rússia, por exemplo.
Da dimensão histórica, destacou-se o processo de formação e de alargamento, que “teve início no fim da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de incentivar a cooperação económica na Europa, partindo-se do pressuposto que os países com relações comerciais se tornam economicamente dependentes, reduzindo assim os riscos de conflito”.
Foram abordadas questões relativas às 24 línguas oficiais, à moeda única, aos pais fundadores e os tratados que suportam a União Europeia.
Salientou-se que “a União tem por objetivo promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus povos”, tendo-se destacado os valores de respeito mútuo, paz, solidariedade, proteção dos direitos humanos, justiça e liberdade de circulação, desenvolvimento sustentável, entre outros. Foram apresentados os direitos de cidadania, como a circulação e residência, direitos eleitorais ou proteção consular. Por último, o Dr. Pedro Castro referiu-se às três principais instituições da União Europeia: Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comissão Europeia. Houve ainda tempo para os alunos do Clube colocarem algumas dúvidas sobre os temas abordados ao longo da sessão.
No final, o coordenador do Clube Europeu da EBI de Arrifes, professor
José Carlos Pereira, relembrou que os 12 alunos presentes iriam agora preparar
um PowerPoint para apresentar aos seus colegas nas aulas de Cidadania.
Estiveram presentes na sessão os professores de Geografia da escola, que
irão organizar com a colaboração do Clube Europeu a Semana da Europa, no
próximo mês de maio.
Hoje vestimos a camisola da Comissão Europeia, uma oferta do Espaço
Europa, em Lisboa, que iremos visitar brevemente.
Ficámos muito satisfeitos e agradecidos ao Dr. Pedro Castro e ao Centro
Europe Direct dos Açores por mais esta iniciativa do Clube, contribuindo, deste
modo, para que os jovens se sintam mais informados e esclarecidos, tornando-se
assim autênticos delegados europeus.