segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Selo Europeu de Qualidade

Depois de recebermos o reconhecimento nacional, fomos, hoje, agraciados com o Selo de Qualidade Europe, a mais alta distinção etwinning, pelo trabalho desenvolvido em parceria com os nossos amigos da CEIP de Arenes, em Valência.
Saudações Europeias

Caro/a José Carlos Pereira,

Parabéns! A sua escola foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade pelo excelente trabalho do projecto eTwinning "Patrimonio Cultural Europeo: nuestra memoria, nuestra identidad". Isto significa que o seu trabalho, o dos alunos e a sua escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu.

Por isso, vai receber um certificado, que pode publicar na página Web ou colocá-lo em local de relevo na sua escola. O seu projecto será também divulgado numa área especial no Portal Europeu www.etwinning.net.

Apresento mais uma vez felicitações por este grande sucesso e espero que nos possamos encontrar durante este ano num dos eventos eTwinning.

Com cordiais saudações,
eTwinning Team



domingo, 22 de julho de 2018

Selo de Qualidade eTwinning


É com grande satisfação que informo que foi concedido o Selo de Qualidade ao projeto Património Cultural Europeu: a nossa memória, a nossa identidade.
A candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning mereceu a melhor atenção do Serviço Nacional de Apoio, que a avaliou segundo os critérios comuns a todos os países europeus.
Foram destacados os seguintes aspetos:
O projeto “Patrimonio Cultural Europeo: nuestra memoria, nuestra identidad” apresenta objetivos comuns e um plano partilhado, está terminado ou encontra-se nas suas etapas finais, houve um contributo significativo do professor que candidata o projeto, é evidente a colaboração entre os parceiros e é fácil ter acesso aos resultados do projeto.
Permitiu que os alunos trabalhassem em torno da herança cultural, tema anual do eTwinning, promovendo, de forma bastante positiva, uma pedagogia colaborativa entre os alunos de Portugal e de Espanha, uma vez que possibilitou a interação entre os alunos dos dois países.
Complementarmente, recorre a um conjunto variado de ferramentas Web propiciadoras de um trabalho efetivo entre os alunos, nomeadamente, Genially, Tricider e Padlet; facilmente identificável nos diferentes produtos apresentados. São ainda exploradas ferramentas de comunicação disponibilizadas pela plataforma eTwinning (fórum e “live event”).
Globalmente, as páginas do projeto foram construídas de forma sequencialmente organizada. Este projeto revela um trabalho continuado por parte dos professores, que é necessário enfatizar. Os alunos produziram materiais com muita qualidade que permitiram conhecer a herança cultural dos dois países. Seguindo a mesma linha de ideias, sugere-se a continuação do trabalho desenvolvido, ampliando os conhecimentos relativamente, por exemplo, a novos países.
Partilho este prémio com a professora Ana Pacheco e com professor Juan Soarín e com todos os alunos envolvidos. Estão todos de parabéns!
José Carlos Pereira


sexta-feira, 20 de julho de 2018

terça-feira, 17 de julho de 2018

Objetivo 2

http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2017/11/estamos-levar-os-acores-ao-mundo-e.html
http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2018/02/no-ambito-do-projeto-patrimonio.html
http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2018/02/monumentos-megaliticos-dia-16.html?spref=bl
http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2018/02/cante-alentejano-fora-doras.html
http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2018/02/visita-evora.html
http://clubeeuropeuarrifes.blogspot.com/2018/03/um-dia-em-cheio.html
https://www.kizoa.com/Movie-Video-Slideshow-Maker/d173843617k3131502o2l1/intercmbio-aores-lisboa-montemor
https://issuu.com/josecarlos933/docs/relat_rio_visita_a_montemor_final

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Maria Silva


Foi-me pedido realizar um texto sobre a minha experiência no Clube Europeu da EBI de Arrifes, de início receava que não conseguisse descrever tudo o que significou para mim, agora receio, porque simboliza o fim da minha passagem neste.
O Clube começou sendo uma daquelas atividades “porque não?”. Com algum interesse, mas sem saber ao certo no que me estava a meter, entrei. Juntei-me a um grupo de 6 jovens com sede de conhecimento. Entre trabalhos, pesquisas e a que foi a minha primeira viagem de avião!!!!! Fiz grandes amigos e conheci ilustres pessoas da minha região. Acabando por ser, mais do que uma atividade de sexta-feira à tarde, foi uma experiência, foi um aprender, foi um crescer, foi o desenvolver de um grupo unido, foi o reduzir do desconhecido e foi o ultrapassar de obstáculos. Ótimo, e para sempre guardado, último ano do 3º ciclo.
Muito Obrigada pela oportunidade ao Professor José Carlos Pereira e à Professora Ana Pacheco, estão com carinho na minha memória e no meu coração.
Para quem estiver interessado(a) a preencher os lugares que eu e os meus colegas iremos deixar, então podem querem entrar pelas viagens, mas vão ficar pela magia da experiência, então não tenham medo, arrisquem. Juntem-se e formem um novo e melhorado grupo. 

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Margarida Silva


Infelizmente, a minha “estadia” no Clube Europeu terminou. Não me arrependo nada de ter feito parte deste projeto, mesmo sendo só durante um ano…
Em cada atividade aprendi algo novo… Nas entrevistas “preparei-me para o futuro”, visto que quero ser jornalista.
Nas nossas “vendas” aprendi que é preciso esforço e trabalho para que as coisas aconteçam, nada cai do céu.
E é claro que a experiencia mais marcante foi a viagem que fizemos! Contactar com outros jovens portugueses foi bastante enriquecedor e pude entender as nossas semelhanças, mas também as nossas diferenças. Visitei lugares que não conhecia e descobri mais sobre o nosso país!
Ao longo do ano entendi o conceito de Património Cultural e comecei a interessar-me mais sobre o que se passava na União Europeia e na Europa em geral.
Foi sem dúvida um ano de aprendizagem, mas também de diversão (pois aprender não tem de ser uma seca!).
Espero que o Clube Europeu da EBI de Arrifes continue e que mais alunos se inscrevam nos próximos anos com a vontade de aprender necessária!
Deixo um obrigada ao professor José Carlos Pereira e à professora Ana Pacheco pela oportunidade e por se preocuparem sempre em nos proporcionar a melhor experiência!

terça-feira, 29 de maio de 2018

Depoimento Diogo Machado


Viagem a valência: Foram apenas quatro dias, mas posso dizer que foram os 4 dias mais bem vividos de que me recordo. Os monumentos que visitamos foram inúmeros, mas os mais marcantes foram sem dúvida o Oceanographic e o museu das cidades das artes e das ciências. Tratou-se de uma viagem cheia de sítios históricos para visitar naquele que é o ano do património cultural. Recordarei sempre também a hospitalidade do professor Juan, da sua família e alunos.



ebook

E assim, terminamos o nosso projeto com um ebook com o trabalho realizado ao longo do ano. Foi uma experiência fantástica, que se deveu a um grupo maravilhoso de alunos, a um conjunto de colaboradores atentos e participativos, aos quais muito agradecemos. Neste momento final em que submetemos a candidatura ao selo de qualidade eTwinning, as minhas palavras vão para o colega Juan Domingo López Saorín, que com a sua dedicação, profissionalismo e competência elevou este trabalho a um nível de excelência. Hasta pronto. Gracias.

https://issuu.com/juandomingo5/docs/ebook_patrimoni_cultural__memoria_e/2


selo de qualidade

Embora o grande prémio já tenha sido atingido com o empenho e motivação dos nossos alunos portugueses e espanhóis, estamos a candidatar o nosso projeto ao selo de qualidade.


segunda-feira, 28 de maio de 2018

O que achei do clube europeu?


A minha “jornada” no Clube Europeu – Dalila Massa

Estive 2 anos no Clube Europeu e não me arrependo nem um pouco da “minha estadia”! Foi uma porta aberta para a descoberta de novas coisas, pessoas e lugares... Aqui aprendi muito mais sobre a história da União Europeia e a importância de sermos cidadãos ativos no nosso país e no mundo! Todas as viagens que fizemos foram inesquecíveis, pelos momentos passados com os meus amigos do Clube e pelo “sabor da descoberta” de outras culturas e tradições... Os professores são impecáveis e as palestras a que comparecemos enriquecedoras! Recomendo todos a juntarem-se ao Clube assim que puderem. E não tenham dúvidas: não se irão arrepender!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Hasta pronto!

Este projeto foi um sucesso. Até à próxima
 companheiros! Saudações
Este proyecto fue un éxito. ¡Hasta pronto
 compañeros! Un saludo!



terça-feira, 22 de maio de 2018

Encontro colaborativo

No dia 21 de maio de 2018, houve um encontro colaborativo na CEIP de las Arenes, em Valência, entre os parceiros portugueses e espanhóis do projeto eTwinning Património Cultural Europeu: a nossa memória, a nossa identidade. Durante o encontro, os alunos partilharam experiências relacionadas com o projeto, realizaram jogos e conversaram sobre aspetos da cultura, música e festividades de ambos os países. Foi um momento marcante para todos. Obrigado ao professor Juan e aos seus alunos pela forma amável com que nos receberam. Gracias! 😊
































Valência 2018

http://www.kizoa.com/Movie-Video-Slideshow-Maker/d193784974k7882294o1l1/valencia

No âmbito do projeto eTwinning - Património Cultural Europeu:  a nossa memória, a nossa identidade, realizado ao longo do ano, entre a Escola Básica Integrada de Arrifes, Portugal, e a CEIP de Arenes, Espanha, o Clube Europeu da EBI de Arrifes realizou uma visita à cidade de Valência, para visitar monumentos e conhecer in loco alguns aspetos da cultura, gastronomia e tradições estudadas pelos participantes no projeto ao longo do ano.
 

A viagem decorreu de 19 a 21 de maio de 2018, com o apoio dos pais dos alunos e da Junta de Freguesia de Arrifes, sendo as restantes verbas decorrentes de prémios que o Clube ganhou ao longo do ano letivo. 

O primeiro dia deste fim-de-semana prolongado começou com uma visita ao oceanário de Valência, um dos maiores e mais importantes aquários da Europa, com espécies representativas dos principais ecossistemas marinhos do planeta: Mediterrâneo, mares temperados e tropicais, oceanos e ilhas marítimas. Para além disso, assistimos também no Oceanário a um magnífico espetáculo de golfinhos.









Ainda na parte da manhã, visitámos o Museu das Ciências Príncipe Felipe, um edifício dos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela, inaugurado em 1998 e que se encontra inserido no complexo da Cidade das Artes e das Ciências. Este museu espetacular pretende, de forma didática, interativa e divertida, promover o conhecimento da evolução das ciências da vida e da tecnologia aos longo dos séculos.








Na parte da tarde, o grupo visitou a Loja da Seda, uma construção do século XV, de estilo gótico, destinada ao comércio de seda e que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1996.











 De seguida, fomos visitar a Igreja Metropolitana Catedral-Basílica da Assunção de Nossa Senhora de Valência, popularmente chamada de Seu. É a sede do arcebispado de Valência e foi consagrada em 1238 pelo primeiro bispo de Valência após a Reconquista. É um imponente monumento de estilo gótico valenciano, mas também contém elementos do românico, do gótico francês, do renascimento, do barroco e do neoclássico.





 O segundo dia, ainda com o auxílio do roteiro preparado pelos nossos anfitriões, passeámos nela magnífica cidade de Valência, deliciámo-nos com uma saborosa Paella e ainda houve tempo para um mergulho na Praia de Malvarosa.